Natália Oliva, Memória, 2010

setembro 10th, 2010

Natália Oliva

UFU | Artes Visuais

Área de participação: Artes

Sinopse do trabalho
O trabalho investiga questões relativas à memória, entendendo esse como um processo que conecta pedaços de lembranças e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.

Para que fim foi realizado?
O trabalho foi realizado durante uma disciplina do curso de Artes Visuais.

Canal pessoal:
http://www.youtube.com/user/peperinaconanis

Resumo do curriculum
Graduanda em Artes Visuais na Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas sobre corpo e memória em várias linguagens artísticas.

Principais exposições:
Paisagem Fecunda – Muna (MG), 2010 (instalação)
Rei Nu – Festival Roda (SP), 2008 (instalação)

Juana Amorim, Retrospectiva, 2010

setembro 10th, 2010

Juana Amorim
PUC-Rio | Comunicação Social – Cinema

Área de participação: Artes

Sinopse do trabalho:
Um vídeo editado previamente mistura diferentes acontecimentos dos últimos três anos através de pequenos trechos de noticias de diversos telejornais (o vídeo pode ser visto no canal do Youtube da artista com o título de Retrospectiva). Depois essas imagens são projetadas em um “liquidificador gigante” que bate um liquido branco e um pouco gosmento. O liquidificador fabricado para a exposição tem cinco metros de diâmetro e o motor é uma hélice de barco. Já o líquido é feito com água, tinta branca e farinha.

Para que foi realizado?
O trabalho foi realizado como projeto experimental sob orientação da professora Zalinda Cartaxo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Canal pessoal:
http://www.youtube.com/user/juvbamorim

Resumo do curriculum
Cineasta formada pela Puc-Rio, Juana Amorim trabalha com edição de vídeo e pesquisa os multimeios na arte contemporânea. Completou diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e desenvolve trabalhos de fotografia, videoarte, videoinstalações, entre outros. Vive e trabalha no Rio de Janeiro e já participou de algumas exposições coletivas e festivais de cinema.

Projeto 3, Afinal, o que é a propaganda?, 2009

setembro 10th, 2010

Projeto 3
PUC-Rio | Design – Mídia Digital

Área de participação: Design

Sinopse do trabalho:
Animação 2D que explica às crianças o papel da propaganda de uma forma divertida, mas sem perder o conteúdo.

Para que foi realizado?
Realizado como projeto da matéria Pprojeto III – Desenvolvimento

Canal pessoal:
http://www.youtube.com/watch?v=WGZLVaTeaN4

Resumo do curriculum
Renata Gaui, Guy Charnaux e Leonardo Ferreira são estudantes de Design na PUC-Rio, na habilitação Mídia Digital. Têm interesse em trabalhar com animação e no desenvolvimento de projetos com cunho social.

Bárbara de Azevedo, Tempestade, 2008

setembro 10th, 2010

Bárbara de Azevedo
CUBASP | Artes Visuais

Área de participação: Artes

Sinopse do trabalho:
A iminência de uma tempestade.

Para que foi realizado?
Trabalho resultante de pesquisas realizadas para a série de vídeos, intitulada “Matéria e Subjetividade”.

Canais pessoais:
http://www.youtube.com/user/AzevedoBarbara
http://www.youtube.com/watch?v=0ba33QmQJek

Resumo do curriculum
Artista visual e multimídia vive e trabalha em São Paulo. Possui pesquisa artística voltada para processos experimentais, desenvolvendo projetos de videoarte, filmes e animações de caráter híbrido.  Desde 2007, participa de exposições em galerias, festivais, mostras e bienais.  Seus vídeos integram o acervo da Galeria Ob-Art em Barcelona na Espanha.

Dirceu Maués, Em um lugar qualquer – Belém/Brasília, 2009

setembro 10th, 2010

Dirceu Maués
UNB | Artes Plásticas

Área de participação: Artes

Sinopse do trabalho:
Videoanimação feito com 325 fotografias pinhole, tomadas da janela de um avião e capturadas com câmeras artesanais feitas a partir de pequenas caixas de fósforo, durante uma viagem entre as cidades de Belém e Brasília.

Para que foi realizado?
Produção Pessoal. Este trabalho faz parte do projeto “Em um lugar qualquer – vídeo-experimentações com câmeras artesanais” contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística – Artes Visuais em 2008/2009.

Canais pessoais:
http://vimeo.com/9351271
http://www.youtube.com/user/dmaues
http://www.flickr.com/photos/dirceumaues/sets/72157624727765641/

Resumo do curriculum
Fotógrafo desde 1991 atuou como instrutor de oficinas de fotografia na Fundação Curro Velho na década de 90, em Belém. Foi repórter fotográfico nos grandes jornais impressos de Belém durante 12 anos e, desde 2003, desenvolve trabalho autoral nas áreas da fotografia, cinema e vídeo, os quais têm como base pesquisas com a construção de câmeras artesanais e utilização de aparelhos precários. Em 2009, foi contemplado com uma bolsa de residência em arte na Künstlerhaus Bethanien/Berlim pelo programa Rumos Itaú Cultural. No mesmo ano também foi contemplado com a Bolsa Funarte de estimulo à criação artística e foi um dos 40 fotógrafos que participaram do projeto Encontros com a Fotografia – FNAC. Seus trabalhos fazem parte das coleções Pirelli-Masp, FNAC, Videobrasil, MAC-PR, MARP (Ribeirão Preto), MEP (Museu de Arte do Pará) e Coleção Joaquim Paiva. Atualmente também é aluno do curso de graduação na UnB