Pesquisa em Arte e Tecnologia

Dia 9 de novembro, às 16:15 horas

Grupos discutem a pesquisa e a produção em mídias digitais na pós-graduação:

O Grupo Poéticas Digitais foi criado em 2002 no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, como um desdobramento do projeto wAwRwT iniciado por Gilbertto Prado em 1995. A intenção é gerar um núcleo multidisciplinar, promovendo o desenvolvimento de projetos experimentais e a reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no campo das artes. O Grupo tem como participantes professores, artistas, pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação com composições distintas em cada projeto. Entre os últimos trabalhos apresentados está o Projeto Amoreiras, 2010 no Emoção Art.ficial 5.0 no Itaú Cultural e o Desluz,2010 na Galeria Luciana Brito. São integrantes do grupo hoje: Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Thomaz, Claudia Sandoval, Claudio Bueno, Dario Vargas, Daniel Ferreira, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Sérgio Bonilha, Tania Fraga, Tatiana Travisani e Val Sampaio.

O Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) integra o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. De acordo com o seu atual projeto de pesquisa Amplificação-Laboratório de História, Crítica de arte e Escrita de artista (2010-2012). Os membros do grupo são: Christine Mello, Denise Agassi e Paula Garcia (coordenação), Ana Paula Lobo, Ananda Carvalho, Claudio Bueno, Eduardo Salvino, Josy Panão, Leandro Carvalho, Lyara Oliveira, Lucas Bambozzi, Marcelo Salum, Mariana Shellard e Monique Allain. O grupo, formado em 2007, investiga os processos artísticos tendo em vista uma posição crítica e experimental no campo das mediações tecnológicas. Nele, a reflexão e a criação estreitam suas relações.

No Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Arte, Ciência e Tecnologia (Unesp), liderado pela Dra. Rosangella Leote, inicia-se a pesquisa “Convergências Arte, Ciência e Tecnologia” que visa, por metodologia multifacetada, enfocar as obras de arte com mídias emergentes levando em conta aportes de áreas distintas. Trata-se do início de uma rede internacional de pesquisa sobre as possibilidades de intercâmbio. Como se instaura como INTERINSTITUCIONAL e INTERNACIONAL, além de INTERDISCIPLINAR, agregará pesquisadores de diferentes instituições que tenham interesse na pesquisa na linha deste grupo. Nesta etapa de formação, participam os seguintes pesquisadores: Suzete Venturelli (UNB), Nara Cristina Santos (UFSM), Paulo Bernardino (UA), Ludmila Pimentel (UFBA), Hermes Renato Hildebrand (PUCSP), Silvia Laurentiz  (USP) e Lilian Amaral (UNESP).

O objetivo do PROJETO 2014K é transmitir os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil em resolução 4K/3D para cinemas de ultra-definição através de redes fotônicas. A transmissão deverá ocorrer dentro do Brasil e do Brasil para os cinco continentes. Este é um projeto colaborativo e experimental de alta tecnologia e conta com a participação de organizações voltadas à pesquisa e inovação tecnológica, assim como do setor empresarial.

A mediação é de Sérgio Basbaum (PUC-SP). Músico e mídia-artista, é bacharel em Cinema pela ECA-USP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutor em filosofia pela UNESP. Atualmente leciona no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e coordena o bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais da PUC.

liderado pela Dra. Rosangella Leote