Circuit Bending & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora


OFICINA
Circuit Bending & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora
09 de novembro, das 16 às 18:30 horas

A oficina irá apresentar uma breve contextualização sobre o que é circuit bending e hardware hacking. O intuito é oferecer uma breve noção das potencialidades estéticas a partir da baixa tecnologia e da gambiarra em projetos e protótipos no contexto da arte e tecnologia voltados à arte sonora.
O encontro será divido em dois momentos: primeiro, uma breve conceitualização e contextualização de trabalhos artísticos. Segundo, experimentação, seguindo a lógica do faça você mesmo, onde os participantes serão convidados a abrir circuitos e dispositivos que trouxerem (ver materiais), para realizarmos ao fim uma breve improvisação coletiva.

MATERIAIS: Não é preciso comprar nada novo. Vá até a dispensa e recolha algum material antigo ou objeto em desuso que produz algum tipo de som. Se for comprar algo, vá até aquelas antigas lojas de 1,99, lojas de usados ou camelô que venda bugigangas chinesas baratas. A dica é: qualquer aparelho e/ou brinquedo que emita som, rádio velho, tecladinhos, entre outros.
ATENÇÃO: Traga somente eletrônicos alimentados com pilha ou bateria. Nada de utensílios com tomada 110 ou 220V.

Giuliano Obici é artista experimental com ênfase em arte sonora. Graduado em psicologia e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP com o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” editora 7Letras. Nos últimos anos lecionou na Anhembi Morumbi e atualmente dedica-se à pesquisa no doutorado pela ECA-USP. Ministra cursos livres em arte digital abordando temas como interação em tempo real de áudio e video, luteria digital, experimentação sonora, bem como instalações utilizando software e hardware livre. Com Alexandre Fenerich, forma o duo N-1 participando de festivais como Wordtronics-Berlin, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Live Cinema, Encontro Internacional de Arte Sonora, Jornada de Cinema Silencioso, Festival Ibrasotope, Ciclo de Arte Sonora no Parque Lage, entre outros. Em 2009 o duo lançou o CD Jardim das Gambiarras Chinesas, resultado de experimentações envolvendo processos diversos entre eles luteria digital, circuit banding e hardware hacking.

Blog: giulianobici.blogspot.com | Site: giulianobici.com | Duo N-1 www.n-1.art.br

Para fazer sua inscrição, envie um e-mail para informe@conexoestecnologicas.com com seu nome, telefone, curso e instituição que você estuda ou estudou. No assunto, escreva: Incrição para oficina Circuit Bending & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora.