Usando Processing nas Artes Eletrônica

OFICINA “Usando Processing nas Artes Eletrônicas”
08 de novembro, das 16 às 18:30 horas

A matemática é a ciência de observação dos padrões da natureza e da cultura. Sua evolução acontece associada às formas e aos meios de comunicação e, conseqüentemente, ao desenvolvimento das linguagens estabelecidas nesses meios. O objetivo deste workshop é observar,
compreender e analisar os modelos e padrões matemáticos de representação dos espaços topológicos em alguns dos momentos históricos de nossa cultura, dando ênfase aos modelos contemporâneos.

Vivemos as eras da comunicação oral, da comunicação escrita, da comunicação dos meios impressos, da comunicação determinada pelos meios de comunicação de massa, da comunicação midiática e, por fim, a era da comunicação digital que determinam formas de produção de linguagem. Observando as produções que se utilizam da linguagem de programação, pretende-se fornecer aos participantes a oportunidade de
terem contato com conceitos gerais sobre linguagem de programação. Utilizaremos a ferramenta de programação gráfica Processing. Hoje, vivemos num momento, em que novas formas de produção de conhecimento nas artes e nas ciências determinam uma revolução tecnológica baseada na interatividade e na convergência dos meios estruturados pelas linguagens digitais.

Serão apresentados trabalhos artísticos desenvolvidos pelo artista, além de uma apresentação da lógica de operação e utilização do software.

MATERIAIS: Os participantes do workshop podem trazer seu próprio computador para a instalação do software processing.

Hermes Renato Hildebrand possui Graduação em Matemática pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da PUC SP e professor tempo parcial da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação e artes, com ênfase no uso das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação e instalações e sistemas digitais. Atua nas áreas de educação, ensino-aprendizagem, matemática, artes, semiótica, desenvolvimento de sistemas hipermídias off-line e on-line e jogos eletrônicos. Em Artes, Comunicação e Tecnologias, desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem semiótica em linguagem visual através das mídias digitais e de sistemas computacionais.  Foi vencedor do Prêmio Sergio Motta 2005/2006 da Secretaria do Estado de São Paulo para artistas hipermidiáticos, junto com o grupo de artistas SCIArts – Equipe Interdisciplinar – www.sciarts.org.br.

Site Pessoal: http://www.hrenatoh.net

Para fazer sua inscrição, envie um e-mail para informe@conexoestecnologicas.com com seu nome, telefone, curso e instituição que você estuda ou estudou. No assunto, escreva: Incrição para oficina “Usando Processing nas Artes Eletrônicas”.