3° premiado do CT2008 explica seu Projeto “30 Segundos de Luz”

Maurício Concatto nasceu em Caxias do Sul (RS), em 1981. Após ter passado por diversas experiências profissionais, resolveu, em 2006, se dedicar inteiramente à sua paixão, a fotografia, e deu início à sua formação no curso de Fotografia da Universidade de Caxias do Sul.

Foi com o trabalho de pesquisa “30 Segundos de Luz” que ele se inscreveu no Festival Conexões Tecnológicas de 2008 e acabou ficando com a terceira colocação da premiação.

“Para mim, participar do Festival Conexões Tecnológicas (2008) foi de grande importância tanto para o crescimento pessoal como profissional, auxiliando muito a divulgação do trabalho que estava apresentando naquele ano.
Poder apresentar meu trabalho em São Paulo e, ao mesmo tempo, conhecer o trabalho de outros estudantes de diversas partes do Brasil foi ótimo, sem contar que o Prêmio (3° lugar) facilita muito a abertura de novas portas e oportunidades na carreira profissional”, conta.

Durante o ano de 2009, Maurício esteve focado na conclusão de seu curso de Graduação. Agora, já formado, pretende voltar a produzir um trabalho autoral ou reapresentar o “30 Segundos de Luz”.

Sobre o projeto, nas palavras do artista:

“30 Segundos de Luz” é um projeto fotográfico aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Fundoprócultura) de Caxias do Sul – RS – 2007, cujo tema é a técnica fotográfica “Light Painting”. As imagens apresentadas não possuem nenhum tipo de tratamento ou manipulação digital (Photoshop, Lightroom, etc.). Além da fotografia, este projeto reuniu diversas linguagens artísticas (música, dança, vídeo) em um único trabalho apresentado sob a forma de exposição/instalação com interatividade total do público. Em um ambiente totalmente escuro, o público se utiliza apenas de lanternas para iluminar as imagens, criando um ambiente único de ligação artista-obra-visitante.

Veja o vídeo do trabalho aqui.

Para saber mais sobre este projeto, acesse ao e-book do Festival.

Tags: , , , ,