Inscrições abertas: oficinas CT2010

evento de encerramento do Festival Conexões Tecnológicas abre inscrições para oficinas. Estudantes e recém-graduados de qualquer curso podem se inscrever: basta enviar um e-mail para informe@conexoestecnologicas.com informando nome, telefone, curso e instituição que você estuda ou estudou. Serão duas oficinas focadas em linguagem de programação, Processing e Pure Data, uma oficina de vídeo e outra de áudio. Confira:

Introdução à Programação em Pure Data, por Alexandre Porres

08/11 das 16 às 18:30 horas

Pure Data é um software livre de programação gráfica para multimídia, muito usado em projetos audiovisuais interativos e em tempo real. Também é adotado como ferramenta para síntese e processamento de sons em tempo real.  O curso oferece um método completo em português, um tutorial extenso que cobre toda a sintaxe e elementos básicos de programação no Pure Data.

Um dos organizadores da terceira convenção internacional de Puredata, Alexandre Porres é doutorando em computação musical pela USP, com pesquisa relacionada ao Pure Data. Músico, compositor, performer e produtor musical, Porres trabalha com várias linguagens e materiais, de música de câmara, eletroacústica, música pop e noise. Recentemente voltou de um estágio na Universidade de McGill no Canadá como pesquisador convidado, e tem participado de diversos festivais nacionais e internacionais.

Usando Processing e Arduíno nas Artes Eletrônicas, por Hermes Renato Hildebrand

08/11 das 16 às 18:30 horas

Hoje vivemos um momento em que novas formas de produção de conhecimento nas artes e nas ciências determinam uma revolução tecnológica baseada na interatividade e na convergência dos meios estruturados pelas linguagens digitais. Neste contexto, a oficina pretende fornecer aos participantes um primeiro contato com conceitos gerais sobre linguagem de programação. Será apresentada a ferramenta de programação gráfica Processing e sua utilização em processos artísticos.

Hermes Renato Hildebrand atua de forma interdisciplinar nas seguintes áreas: educação, matemática, artes, semiótica, design de interação, desenvolvimento de sistemas hipermídias off-line e on-line e jogos eletrônicos. Em Artes, Comunicação e Tecnologias desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem semiótica em linguagem visual através das mídias digitais e de sistemas computacionais. É parte do grupo de artistas SCIArts – Equipe Interdisciplinar.

VideoMapping e Realidade Expandida, por Ricardo Palmieri (aka vjpalm)

09/11 das 16 às 18:30 horas

A oficina tem como objetivo principal apresentar um panorama dos trabalhos realizados dentro e fora do Brasil, demonstrando estudos de caso,  técnicas simples e avançadas e ferramentas livres e proprietárias para a produção deste tipo de intervenção imagética em diversas escalas. A partir desta introdução, uma discussão será aberta sobre o potencial de uso desta tecnologia, desvendando as possibilidades de aplicação destas ferramentas no dia-a-dia dos cidadãos comuns.

Ricardo Palmieri (vj palm) é mestrando em Tecnologia da Informação e Design Digital pela PUC-SP, arquiteto, produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para produção artística. Atualmente é consultor de mídias interativas customizadas para artistas multimídia e eventos de publicidade. É tambem professor do centro Universitário SENAC no curso de Design de Interfaces e trabalha no recém criado Laboratório de Video Mapping do SENAC Santo Amaro.

Circuit Banding & Hardware Hacking: gambiarra como processo na arte sonora, por Giuliano Obici

09/11 das 16 às 18:30 horas

A oficina apresentará uma breve contextualização sobre o que é circuit bandinghardware hacking. O intuito é oferecer uma noção das potencialidades estéticas a partir da baixa tecnologia e da gambiarra em projetos e protótipos no contexto da arte e tecnologia voltados à arte sonora. Primeiramente haverá uma breve conceitualização e contextualização de trabalhos artísticos. Depois partiremos para a experimentação, onde os participantes serão convidados a abrir circuitos e dispositivos que trouxerem (ver materiais), para realizarmos ao fim uma breve improvisação coletiva.

Materiais: Não é preciso comprar nada novo. Recolha algum material antigo ou objeto em desuso que produz algum tipo de som. Se for comprar, vá até lojas de 1,99, de usados ou um camelô que venda bugigangas chinesas baratas. A dica é qualquer aparelho e/ou brinquedo que emita som: rádio velho, tecladinhos, entre outros.

ATENÇÃO: Traga somente eletrônicos alimentados com pilha ou bateria. Nada de utensílios com tomada 110 ou 220V.

Giuliano Obici é artista experimental com ênfase em arte sonora. Graduado em psicologia e mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP com o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros”, ed. 7Letras. Lecionou na Anhembi Morumbi e atualmente dedica-se a pesquisa no doutorado pela ECA-USP. Com Alexandre Fenerich forma o duo N-1. Em 2009, o duo lançou o CD Jardim das Gambiarras Chinesas, resultado de experimentações envolvendo processos diversos, entre eles, luteria digital, circuit banding e hardware hacking.

Confira os finalistas e premiados do CT2010 e  siga o Festival no facebook e no twitter.

Tags: , , , ,

22 Responses to “Inscrições abertas: oficinas CT2010”

  1. Marcelo disse:

    como faco para me inscrever nas oficinas? obrigado

  2. admin disse:

    Olá Marcelo,
    basta enviar um e-mail para informe@conexoestecnologicas.com informando nome, telefone, curso e instituição que você estuda ou estudou.

    um abraço

    Equipe CT2010

  3. Willian Raetano Clemente disse:

    Oi,por gentileza, gostaria melhores informações sobre o curso de Video Mapping do dia 08 / 11 que seá ministrado pelo profissional Ricardo Palmieri, bem como valores , local do mesmo.
    Quais os requisitos básicos pra poder fazer o curso, além dos materias necessários para a aula!
    Muito Obrigado!
    Willian

  4. Melina Prestes disse:

    Olá,

    Onde vai ser?

    Obrigada, Melina

  5. Manuela Cruz disse:

    Gostaria de saber que horas será o curso pois tenho interesse…porém preciso saber o horário.
    Atenciosamente.
    Manuela Cruz.

  6. Chad disse:

    frowned@josephus.incense” rel=”nofollow”>.…

    благодарю….

  7. Tyrone disse:

    raining@malden.fatal” rel=”nofollow”>.…

    tnx!!…

  8. Oliver disse:

    clique@tardiness.derogatory” rel=”nofollow”>.…

    hello….

  9. mario disse:

    incredulity@will.bud” rel=”nofollow”>.…

    good info!!…

  10. Bernard disse:

    urinary@favor.mispronunciation” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðåí….

  11. marion disse:

    appropriately@carvings.glees” rel=”nofollow”>.…

    good info….

  12. Chester disse:

    johns@sewickley.wastebasket” rel=”nofollow”>.…

    good!…

  13. herman disse:

    excellency@exploding.deviate” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðåí!…

  14. ricardo disse:

    civic@snails.glimmering” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó….

  15. ben disse:

    vegetables@knobby.dissented” rel=”nofollow”>.…

    good info!!…

  16. Shannon disse:

    peking@barcas.aviator” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info….

  17. Thomas disse:

    daylights@drinkers.colour” rel=”nofollow”>.…

    good info….

  18. clyde disse:

    shrouded@boon.fights” rel=”nofollow”>.…

    áëàãîäàðåí!!…

  19. harold disse:

    thrombi@basically.serif” rel=”nofollow”>.…

    ñïàñèáî….

  20. adrian disse:

    barre@existentialism.fugal” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó….

  21. Hubert disse:

    geraghty@misinterpreters.upperorupper” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó!…